A candidatura do Bloco de Esquerda às autárquicas em Beja defende a criação, no Centro Histórico da cidade, de um museu polinucleado de título genérico – “Museu República, Resistência, Revolução e Democracia”.
De acordo com o BE, o núcleo República mostraria Beja Republicana, as suas realizações e os seus protagonistas. O núcleo Resistência trataria da resistência à ditadura do Estado Novo, sinalizando os seus principais marcos e protagonistas. O núcleo Revolução falaria do 25 de abril, da queda do fascismo e da revolução que ocorreu no concelho de Beja e no distrito. Por fim, o núcleo Democracia daria conta da institucionalização da democracia, resultado da revolução, no concelho e no distrito.
O BE considera ainda importante a instalação de um Centro de Documentação disponibilizando informação conducente à investigação e à divulgação da história do concelho e do distrito no século XX.
O Bloco entende que “a dinâmica que fará reerguer Beja no sentido de se afirmar como capital do Baixo Alentejo passa necessariamente pelo investimento na memória da cidade, do concelho e do distrito”.