Beja debate degradação dos recursos naturais no Baixo Alentejo

A conferência “Posse e Uso da Terra: A degradação dos recursos naturais no Baixo Alentejo” realiza-se hoje, às 21h30.

O evento tem lugar no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja, e é conduzido por Maria José Roxo, professora catedrática do departamento de geografia e planeamento regional da faculdade de ciências sociais e humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A conferência está integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul” que resulta de uma parceria entre a Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas de Alqueva (EDIA), a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Câmara Municipal de Beja.

Segundo a EDIA, “este ciclo de conferências pretende ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes”.

A mesma fonte sublinha ainda que, neste evento, “são abordadas as políticas agrícolas que têm incentivado a exploração da terra. Uma vez que a agricultura intensiva praticada no Baixo Alentejo, baseada em monoculturas de sequeiro e de regadio, tem conduzido a uma erosão acelerada do solo e à perda de fertilidade”.

Em declarações à Radio Pax, a oradora do evento, Maria José Roxo, sublinha que pretende “demonstrar que ao longo do tempo se verifica uma história que se interliga com a degradação dos recursos naturais”.

A conferência é transmitida em direto no canal de Youtube da Câmara Municipal de Beja.