Beja merece mais do que cartazes esquecidos

Beja merece mais do que cartazes esquecidos

Passaram-se quase dois meses desde o arranque da campanha para as eleições legislativas e, em Beja, o cenário continua o mesmo: cartazes desbotados, lonas rasgadas e propaganda política a ocupar rotundas, muros e postes da cidade e das freguesias. As eleições realizaram-se a 18 de maio, mas parece que alguns partidos esqueceram-se que o dever cívico não termina no dia da votação.

Afinal, onde está o civismo dos partidos políticos? São os primeiros a pedir o voto, a prometer responsabilidade e compromisso com o espaço público, mas, no momento de limpar os vestígios da sua própria campanha, viram as costas à cidade. Esta falta de cuidado com a paisagem urbana transmite uma imagem de desleixo, desinteresse e falta de respeito por quem aqui vive.

A propaganda eleitoral é legal, faz parte da democracia e deve ter o seu espaço. Mas também deve ter um prazo de validade. A permanência dos materiais de campanha muito depois do fim do processo eleitoral é mais do que poluição visual: é um sintoma de desrespeito pela comunidade.

A Câmara Municipal de Beja já deveria ter tomado medidas concretas no que diz respeito à remoção dos painéis e cartazes de propaganda política espalhados pelo interior da cidade.

Em Lisboa, a autarquia fixou um prazo claro para que todos os partidos procedessem à remoção dos seus materiais de campanha, sob pena de a própria Câmara proceder à remoção coerciva, imputando os custos aos partidos incumpridores. Uma medida justa, equilibrada e, sobretudo, eficaz na preservação da imagem urbana e no respeito pelas regras de utilização do espaço público.

Não se trata de uma questão política, mas sim de civismo e responsabilidade partilhada. Se aos cidadãos são exigidas regras e respeito pelos bens comuns, as forças partidárias devem ser as primeiras a dar o exemplo, honrando os princípios que defendem em campanha.

É altura de exigir que essas forças partidárias cumpram com o seu dever até ao fim, e que devolvam à cidade o espaço que é de todos nós. Porque o civismo não se pratica só em discursos: demonstra-se em gestos simples, como limpar o que se deixou para trás.

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Entradas
09/07/2025
Requalificação da Igreja da Misericórdia de Entradas vai avançar
Odemira
09/07/2025
Odemira tem associação de apoio a doentes oncológicos
Aljustrel
09/07/2025
Jovens de Aljustrel participam em voluntariado pela natureza
09/07/2025
Noite musical com Clave do Sul em Beja
09/07/2025
Parceria entre Câmara e Misericórdia cria casa de transição para quem precisa recomeçar
08/07/2025
PJ detém três homens suspeitos de atearem fogo em Beja
08/07/2025
Alentejo foi região escolhida para evento internacional de vinhos  
Estrada
08/07/2025
Motociclos na mira das autoridades