O projeto “Novas Narrativas”, promovido pela CHAMADARTE – Associação Socio-cultural, foi selecionado para a fase de desenvolvimento no âmbito da 3ª edição da iniciativa PARTIS & Art for Change, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa”, após a conclusão da sua fase piloto em Beja.
O “Novas Narrativas” revela que este ano “desenvolveu um trabalho de arte participativa e intervenção comunitária, centrado na co-criação artística, no ensino da língua portuguesa e na valorização das histórias e memórias de pessoas imigrantes e da comunidade local”.
A fase que se segue permitirá “consolidar os processos iniciados, aprofundar a dimensão artística e reforçar o impacto social do projeto, por meio da continuidade das oficinas, da criação de novas obras colaborativas e da apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos”, revela a mesma.
O projeto continuará a ser desenvolvido em articulação com o Centro Qualifica promovido pelo Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja, parceiro da fase piloto, passando agora a contar também com a colaboração de diversas entidades locais, nomeadamente: a Câmara Municipal de Beja, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a Cáritas Diocesana de Beja, a União das Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista, a Solidariedade Imigrante e a Associação Lendias D’Encantar, reforçando, deste modo, a ligação do projeto ao território e às comunidades envolvidas.
O “Novas Narrativas” tem garantido o seu percurso por mais dois anos.