Beja recebe Jornadas de Museologia nas Misericórdias

A Santa Casa da Misericórdia de Beja e a União das Misericórdias Portuguesas promovem, hoje, as VI Jornadas de Museologia nas Misericórdias, em Beja.

Os trabalhos têm lugar no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Beja.

O primeiro painel vai debater as “Potencialidades de um património único”.

“Património e Turismo: Oportunidade e Desafio” é o tema do segundo painel.

“A Misericórdia de Beja: realidade patrimonial e museológica” e a “Museologia nas Misericórdias: Que Realidade?”, são outras matérias em destaque.

As Jornadas ficam ainda marcadas por “Testemunhos e Boas Práticas” das Misericórdias. Estão previstas intervenções das Misericórdias de Ferreira do Alentejo, Messejana, Mértola, Odemira, Vila Alva e Mora.

João Paulo Ramôa, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Beja, sublinha que a escolha de Beja para a realização das Jornadas representa o reconhecimento pelo trabalho e esforço desenvolvido para a criação do Museu da Farmácia.

A Misericórdia de Beja dispõe de um património valiosíssimo.

O Hospital Grande de Nossa Senhora da Piedade e a Capela de Nossa Senhora da Piedade têm um papel incontornável na história da cidade.

João Paulo Ramôa defende que as Misericórdias, para além da sua missão assistencialista, têm a responsabilidade de colocar o seu património ao serviço do desenvolvimento cultural e turístico.