A hotelaria do Alentejo prepara-se para uma passagem de ano muito positiva, com níveis de ocupação superiores a 90 por cento, impulsionados pela procura de última hora. Em Beja, os sinais de forte afluência são claros, com unidades hoteleiras já esgotadas para a noite de réveillon.
O Beja Parque Hotel está com lotação completa para a passagem de ano desde o início de dezembro. Também o Hotel Melius antecipa ocupação total, refletindo a atratividade da cidade nesta época festiva.
No entanto, apesar do bom desempenho esperado para o fim de ano, o balanço de dezembro é negativo. Segundo João Rosa, proprietário do Beja Parque Hotel, este foi o pior mês de dezembro dos últimos 19 anos. “Já não tinha memória de um mês tão negativo como este”, afirmou à Rádio Pax, sublinhando que “apesar de termos boas ocupações para a passagem de ano, nunca irá equilibrar os resultados negativos deste mês”.
O contraste entre um Natal fraco e um réveillon forte confirma uma tendência crescente no Alentejo, onde a passagem de ano ganha cada vez mais peso na hotelaria, sem, contudo, compensar totalmente períodos prolongados de menor procura.