Boletins de Pias foram parar a Santa Iria, em Serpa

Na mesa de voto de Santa Iria, que elege a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Serpa, Salvador e Santa Maria entraram, pelo menos, três boletins de voto respeitantes à eleição da Assembleia de Freguesia de Pias.

Ao que a Rádio Pax apurou, quando o erro foi detetado já haviam votado 44 eleitores. Os boletins são diferentes pois na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Serpa, Salvador e Santa Maria concorrem cinco partidos e em Pias apenas três.

O presidente da mesa de voto de Santa Iria apercebeu-se da situação quando ia entregar um boletim de voto. Depois de verificados todos os boletins, foram encontrados três respeitantes a Pias.

Só após as 20 horas será possível perceber se existem ou não mais boletins errados em Santa Iria que deram entrada na urna.

A situação já foi comunicada à Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A mesa de Santa Iria continua aberta depois de retirados os boletins pertencentes a Pias.

Em Pias não há registo de qualquer lapso.  

As orientações da CNE apontam para a anulação de todos os boletins de Pias que entraram na mesa de voto e urna de Santa Iria. Se tal tiver influência no resultado, as eleições poderão ter de ser repetidas em Santa Iria.

O mesmo acontece com os boletins de cor trocada. Os Boletins com a cor errada serão considerados nulos. Se tal influenciar o resultado, as eleições poderão ter de ser repetidas em Santa Iria.