Câmara de Aljustrel exige melhores cuidados de saúde

Foto: CM Aljustrel

O presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Carlos Teles, escreveu uma Carta Aberta ao Ministro da Saúde, reivindicando melhores cuidados de saúde para o concelho.

De acordo com a autarquia “neste momento, no concelho de Aljustrel, um em cada três habitantes não tem acesso a médico de família”.

Na Carta Aberta, “o município exige que cada habitante do concelho tenha acesso a médico de família, até porque se trata de um concelho envelhecido e com acesso insuficiente a transportes públicos para os serviços de saúde centralizados”.

A Câmara Municipal de Aljustrel entende que devem ser tomadas “medidas imediatas, que produzam soluções capazes de dar respostas eficazes às populações, com a implementação de programas com provas dadas, como por exemplo, retomar o Serviço Médico à Periferia, que entre 1975 e 1982 permitiu fixar no interior do país centenas de médicos, muitos deles, neste momento, em vias de transitar para a reforma ou já aposentados”.

A autarquia defende ainda a implementação “com urgência” de uma “via verde” temporária para processos de certificação profissional de médicos estrangeiros.

O Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel pede uma reunião com o Ministro no sentido de encontrar uma solução para o problema.

Carlos Teles não esconde o seu “desespero” por ter “entre 30% e 50% da população sem médico de família”.