Foram aprovados, por unanimidade, na última reunião de Câmara de Beja, cerca de 350 mil euros, em apoios destinados a entidades desportivas e sociais do concelho.
Quanto aos Protocolos de Gestão de Processos de Rendimento Social de Inserção (RSI) vão ser atribuídos, entre março de 2025 e fevereiro de 2026 a duas entidades, cerca de 204 mil e 500 euros, ou seja, mais 10 mil euros que em 2024, 5 mil euros por entidade. Para este efeito, o município recebe da Administração Central cerca de 188 mil e 959 euros.
À Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo será atribuído, este ano, um apoio de 21 mil e 385 euros. O mesmo valor será, igualmente, transferido nos anos de 2026 e de 2027. A participação do município como Investidor Social é de 20%.
A Associação “Estar” vai beneficiar de 6.285 euros para obras de beneficiação de habitação que se destina a desativar o Abrigo Noturno do município de Beja do Plano de Contingência de Inverno e que funciona em contentores.
A partir do mês de março, o município vai reforçar, ainda, o apoio financeiro mensal à Associação Condomínios Beja I e Beja II que passará de 1.250 euros por mês para 2 mil euros por mês, perfazendo 24 mil euros por ano.
No âmbito do Programa de Apoio ao Movimento Desportivo do Concelho, numa primeira tranche, vão ser beneficiados 32 clubes com uma verba de 87 mil euros.
O Futebol Clube Albernoense receberá 6 mil euros para pavimentação do espaço de espetadores, ao longo de uma linha lateral do novo campo sintético de futebol de 11.