Câmara de Moura e Comunidade Educativa criaram produtos inovadores

No âmbito do Plano Educativo para o Sucesso e Inovação (PE SIM) em Moura, foram concebidos diversos produtos, resultado da exploração de várias intervenções/ações temáticas com a comunidade educativa.

A agenda “Moura Cidade Educadora”, o calendário 2020 “Receitas Saudáveis”, o guia de tutoria comunitária, o caderno de mediação escolar, assim como, roteiros e observatórios temáticos e o Livro de Histórias “Pequenas Histórias, Grande Imaginação” foram os produtores criados.

A agenda foi concebida com a colaboração de vários elementos da comunidade educativa do concelho, através de frases, textos e ilustrações com o objetivo de reforçar a importância de toda a comunidade nos processos educativos.

Relativamente ao calendário a Câmara revela que foi “concebido após a realização de refeições saudáveis e económicas confecionadas entre alunos e respetivas famílias do concelho, em colaboração com a nutricionista do Centro de Saúde de Moura”.

Já o guia tem como objetivo capacitar tutores comunitários para o acompanhamento de jovens, no desenvolvimento de Grupos de Trabalho Temáticos e dinamização de ações na comunidade.

A autarquia explica que “o caderno retrata a importância da mediação escolar, em geral, e da etnia cigana, em particular, realçando a importância da comunicação e gestão de conflitos por parte dos diversos agentes educativos”.

Quanto aos Roteiros e Observatórios Temáticos, o município esclarece que “este recurso foi concebido e disponibilizado a todos os docentes do concelho com o objetivo de desenvolver competências e conhecimentos em diferentes áreas e conteúdos curriculares, em contexto prático e dinâmico, explorando o território como recursos educativo e cultural”.

O livro de histórias foi criado pelos alunos de 4.º ano das Escolas do Fojo e Sete e Meio que escreveram pequenas histórias com base no seu imaginário e com a colaboração dos seus docentes.