A intervenção teve um custo de cerca de 300 mil euros. De acordo com a autarquia, “o projecto de remodelação da Escola de Santo Aleixo teve como objectivo dotar este estabelecimento de ensino de melhores condições de funcionamento, adaptando-o às novas exigências educativas preconizadas nos anos 90 e levadas a cabo desde 2006, designadamente, o alargamento de horário, generalização das refeições e introdução das actividades de enriquecimento de horário e de apoio à família”.
A requalificação da Escola estava prevista na Carta Educativa do concelho de Moura, aprovada em 2006. Este é o quarto estabelecimento educativo a ser alvo de intervenção, depois das obras realizadas nas escolas básicas de Santo Amador (2006), Fojo (2007) e Porta Nova (2008).
As melhorias foram feitas em sectores como o conforto térmico, instalações sanitárias, acessibilidades e segurança.
A Escola Básica com Jardim de Infância de Santo Aleixo da Restauração conta agora com duas salas de 1.º ciclo, uma sala de pré-escolar, uma sala de professores e uma sala multiusos, acolhendo cerca de 36 alunos.
Santiago Macias, presidente da Câmara de Moura, sublinha que “num momento que o Ministério de Educação fecha escolas e suprime postos” a autarquia “aposta na requalificação das escolas do concelho”.
A Escola é inaugurada hoje, às 14 horas, no âmbito das comemorações do 1.º de Dezembro.