O Município de Ourique ofereceu dois desfibrilhadores automáticos externos (DAE), um ao Ourique Desportos Clube e outro ao Grupo Desportivo de Santa Luzia.
A autarquia revela que “de forma a garantir uma correta utilização dos desfibrilhadores será, também, realizada uma formação específica para manuseamento dos dois equipamentos aos treinadores e dirigentes destes clubes”.
Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, considera que esta medida reflete a preocupação do município com a segurança dos utilizadores destas infraestruturas e que contribuirá para que a prática desportiva no concelho seja cada vez mais segura.
Os “aparelhos vão estar operacionais e ao serviço da comunidade no Estádio Municipal D. Afonso Henriques, em Ourique, e no Campo de Jogos Dr. Albertino de Oliveira, em Santa Luzia, bem como, nas deslocações destes clubes”, diz, ainda, a autarquia.
O desfibrilhador automático externo (DAE) é um equipamento utilizado na paragem cardiorrespiratória que tem como função aplicar uma carga elétrica no tórax, com o objetivo de reverter a paragem cardíaca e fazer com que o coração volte a contrair e bombear sangue para o corpo, nomeadamente, para o cérebro e coração.