Foi aprovado, na última reunião da Câmara de Serpa, o projeto de requalificação do Mercado Municipal de Pias, num investimento previsto de 37 mil euros.
Segundo a autarquia serpense, a obra “inclui a realização de trabalhos preparatórios, demolições, colocação de novos pavimentos e revestimentos de parede, reparação da cobertura, beneficiação dos portões, remodelação de redes elétricas e de águas, entre outras”.
“Proceder à melhoria das condições do espaço” e “dar a conhecer melhor os mercados aos residentes” e a visitantes proporcionando-lhes “mais informação associada” são os objetivos destas intervenções, explica o presidente da Câmara de Serpa.
Tomé Pires revela que, em cada um dos mercados a intervencionar, estará associado um produto. No caso de Pias será o vinho.
Tomé Pires, presidente da Câmara de Serpa, adianta que nas próximas reuniões de Câmara serão apresentados os projetos previstos para os Mercados de Brinches, Vale de Vargo, Vila Nova de São Bento e Vila Verde de Ficalho.
De acordo com a nota do município, “o edifício conta com uma zona de bancas tradicional, que serve o propósito da venda de peixe, legumes, fruta e outros produtos hortícolas, e uma zona de lojas destinada ao comércio e venda de bens alimentares, cuja requalificação tem como objetivo a melhoria das condições existentes, tanto a nível de conforto como a nível de higiene, e espera-se que a intervenção tenha a duração de cerca de dois meses”.
Esta requalificação está incluída numa candidatura mais ampla, ao Programa Valorizar, com o título “Serpa, Mercados em Rede”, cujo objetivo é requalificar e revitalizar a rede de mercados locais do concelho de Serpa, integrando-a na oferta turística do concelho, enquanto produto distintivo e em complementaridade com os demais produtos turísticos, de modo a alcançar a sustentabilidade social, ambiental e económica, em paralelo com a garantia da satisfação dos residentes a curto e a médio/longo prazo.
O projeto “Serpa, Mercados em Rede” foi desenhado como forma de alavancar os mercados de proximidade e prevê a intervenção em duas vertentes distintas, mas complementares, que integram um conjunto de intervenções e ações, nomeadamente a reabilitação e também a revitalização e valorização com nova imagem gráfica dos mercados tradicionais do concelho de Serpa.