A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) denuncia uma vaga de furtos de postos de transformação de eletricidade em propriedades situadas no Alentejo e Ribatejo.
A CAP fala em prejuízos de mais de um milhão de euros no último ano.
Os roubos têm como objetivo a retirada do cobre existente nos postos de transformação.
A Confederação lembra que os postos “são essenciais para o fornecimento de energia às habitações que se localizam nestas propriedades, ficam inutilizados, obrigando a que os custos de reparação tenham de ser totalmente suportados pelos agricultores, o que resulta em graves prejuízos para a sua atividade”.
A CAP defende um aumento da vigilância por parte das forças de segurança, o reforço da fiscalização junto de recetores e a criação de mecanismos que permitam rastrear a venda deste material bem como o agravamento da moldura penal para estes crimes.