O relator do Parlamento Europeu “defendeu a importância de reforçar as ajudas às pequenas explorações agrícolas da UE”.
Dois mil e catorze é o Ano Internacional da Agricultura Familiar, e os deputados “instam a UE a aplicar todas as modalidades de apoio aos pequenos agricultores previstas na nova PAC, defendem um apoio específico às organizações de produtores e propõem acções destinadas a promover o aumento das vendas directas de produtos tradicionais”, refere a Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu em comunicado.
Capoulas Santos considera que “é preciso apontar medidas concretas para apoiar a agricultura familiar e a pequena agricultura”. Segundo o eurodeputado socialista, “esta agricultura assume particular dimensão no momento que atravessamos de falta de oportunidades e de emprego”. Capoulas Santos refere ainda que “a reforma da PAC introduziu uma série de possibilidades para a pequena agricultura”.
O eurodeputado dá como exemplo as ajudas para investimentos nas explorações agrícolas, o regime simplificado para a pequena agricultura, apoios a agricultores no âmbito do LEADER e ajuda financeira para agricultores que vendam produtos em mercados de proximidade.