Castro Verde promove visita às obras da Basílica Real

Castro Verde promove visita às obras da Basílica Real

Em Castro Verde, está previsto para hoje, a partir das 11 horas, uma visita às obras de requalificação da Basílica Real.

Em agenda está também um conferencia de imprensa onde serão explicados os termos das intervenções em curso (1º fase) e também o que já está programado para a 2ª fase.

Recorde-se que a Basílica Real está a ser requalificada no âmbito de uma acção que está a ser coordenada pela Câmara Municipal.

A obra é desenvolvida em duas fases num investimento que ascende a 446 mil euros.

Na 1ª fase é realizada a limpeza manual do telhado, o arranjo de portas e janelas e a pintura total do monumento num investimento superior a 65 mil euros, repartidos entre a Câmara de Castro Verde, Governo, a União de Freguesias de Castro Verde e Casével e Paróquia de Castro Verde. Esta primeira intervenção foi definida no âmbito do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva (PEUUC).

Para uma 2ª fase, fruto da articulação conseguida entre a Câmara Municipal, a Paróquia de Castro Verde, a Diocese de Beja e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, foi elaborada e submetida a Fundos Comunitários uma candidatura para uma intervenção de conservação e restauro do tecto pintado em madeira da Basílica Real. Trata-se de uma candidatura de maior dimensão, que está em fase de análise e que estipula um investimento de cerca de 381 mil euros. O município acredita que será possível conseguir financiamento de 85% do valor da obra.

A Câmara revela ainda que “no seguimento de proposta apresentada pela Câmara Municipal, a empresa mineira SOMINCOR informou da sua disponibilidade para assumir um apoio de 57 195 euros correspondente à contrapartida nacional de 15%, o que decorrerá ao abrigo da Lei do Mecenato”.

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Opinião
13/06/2025
A Beja Adormecida
13/06/2025
Famílias carenciadas podem pedir ajuda à Câmara de Serpa para alimentação e material escolar
Ourique
13/06/2025
Ourique celebra o Mês da Educação com atividades para toda a família
13/06/2025
Fest Jovem anima cidade de Moura
13/06/2025
Campanha “Viajar Sem Pressa” encerra com um morto em Beja
Aljustrel
13/06/2025
Feira do Campo Alentejano com lotação esgotada
Direitos das Crianças
12/06/2025
Homicídio em Amareleja relança debate sobre tradição cigana e direitos das crianças
Homicídio
12/06/2025
Suspeito de matar filho a tiro na Amareleja já foi detido (atualização)