CCDR Alentejo presente na eleição do presidente da Conferência das Regiões

Nos trabalhos, que decorrem na Suécia até amanhã, é eleito o presidente da Conferência.

Portugal apresenta como candidato o Presidente da Região Autónoma dos Açores, Vasco Cordeiro, que submete a sua candidatura assente “na forte ligação que os Açores têm com a organização e na relevância que os temas ligados ao Mar e às regiões Periféricas marítimas europeias assumem na região dos Açores, e na sua acção externa, muito em particular no seu relacionamento com a União Europeia”, sublinha a CCDR Alentejo.

Vasco Cordeiro pretende ainda, segundo a mesma fonte, reforçar o papel da Conferência na Europa e entre os seus membros e apelar ao aproveitamento do potencial do mar, “posição de substantiva importância para Portugal e, obviamente, para o Alentejo”.

A Conferência das Regiões Periféricas Marítimas tem como objectivos fundamentais a coesão social, económica e territorial, a política marítima integrada e a acessibilidade e transportes.

Paralelamente à Assembleia-geral, reúnem também as Comissões Geográficas, nas quais o Alentejo integra a Comissão do Arco Atlântico (CAA) e a Comissão Intermediterrânica (CIM).