Na sessão vão ser apresentados os principais resultados do Relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho para as Infra-estruturas de Elevado Valor Acrescentado (IEVA) e recolher contributos e sugestões fundamentadas para o mesmo.
A iniciativa conta com a presença de António Dieb, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo; José Eduardo Carvalho, Coordenador do Grupo de Trabalho IEVA e de Sérgio Silva Monteiro, Secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações.
O relatório final do grupo de trabalho para as Infra-estruturas de Elevado Valor Acrescentado (IEVA) não aponta como prioritários para o País alguns projectos antes considerados estruturantes.
No documento, o grupo de trabalho indica 30 projectos prioritários para concretização até 2020 nos sectores rodoviário, ferroviário, marítimo e aeroportuário num investimento global superior a 5 mil milhões de euros.
De fora das prioridades ficam a A26/IP8, o IP2 bem como a electrificação da linha ferroviária entre Beja e Casa Branca.
O documento estratégico está em discussão pública.
No Baixo Alentejo, os autarcas, os empresários e algumas forças políticas (PS, PCP e PSD) contestaram as opções apontadas.