A CCDR Alentejo tem estado a desenvolver o projeto “Transporte a Pedido”, cujo objetivo é disponibilizar uma solução de “Mobilidade Como Serviço” em territórios de muito baixa densidade e garantir uma resposta adequada e complementar às necessidades dos cidadãos.
Este é um projeto desenvolvido em parceria com os municípios de Moura, Beja, Mértola, Odemira, Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, e também, com a colaboração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE),
A CCDR Alentejo explica que o projeto pretende “garantir as acessibilidades a toda a população que não dispõe de proximidade a transportes públicos, complementando, os serviços existentes e, nunca, se sobrepondo à oferta existente.
O projeto pretende, também, aumentar a cobertura da rede de transportes coletivos existente, proporcionando uma oferta em áreas e/ou períodos do dia ou ano nos quais esta oferta não existe ou é insuficiente.
O conceito assenta em duas grandes componentes: uma plataforma eletrónica e um serviço de atendimento e reservas.
A ADRAL, entidade onde se encontra alojado o serviço de atendimento e reservas, estabeleceu uma parceria com a Nissan Portugal, tendo esta disponibilizado uma viatura elétrica.