CEBAL promove soluções inovadoras na Semana da Indústria na EU 2021

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) participa, hoje, na “EU Industry Week 2021” (Semana da Indústria na EU), com o evento: “Da valorização sustentável de Cynara cardunculus à gestão circular de águas residuais de queijaria”.

Segundo o comunicado do CEBAL, “esta iniciativa pretende ser mais um passo no caminho para a construção de uma Bioeconomia Circular e de simbiose entre setores industriais”.

“O evento online pretende disseminar e demonstrar soluções assentes numa bioeconomia circular, indo ao encontro das metas europeias para uma transição digital e verde na indústria do futuro”, explica o CEBAL.

De acordo com a mesma fonte, “pretende-se unir a investigação científica e o setor agrícola e agroalimentar, apoiando-os na valorização de recursos endógenos, subprodutos e águas residuais, abrindo uma janela de oportunidades para simbioses com as indústrias alimentar, farmacêutica ou biotecnológica, bem como, para o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica”.

Por um lado, será abordada a valorização integrada e sustentável de Cynara cardunculus (cardo), cujas flores são ingrediente fundamental no fabrico de queijos tradicionais, as folhas são fonte de compostos bioativos de interesse para a indústria farmacêutica, alimentar e cosmética, e a biomassa tem um alargado leque de potenciais aplicações industriais.

Por outro lado, apresenta-se a gestão circular de águas residuais de queijaria, conjugando o tratamento, através de tecnologia de membranas, com a recuperação de compostos nutricionais de valor acrescentado, como a proteína, lactose e vitaminas, com aplicações em outros setores de atividade.

O programa da iniciativa contempla, ainda, uma apresentação da ligação do evento local do CEBAL à Semana da Indústria na EU 2021, uma atividade promovida pela União Europeia, que pretende colocar Beja como uma cidade colaboradora para a mudança do panorama industrial europeu.

Seguir-se-á uma visita virtual a um campo experimental de Cynara cardunculus com um ensaio de poda desta cultura. Ocorrerá, também, uma demonstração sobre o processo de separação por membranas, com recurso a nanofiltração, para tratar e valorizar águas residuais de queijaria.

O evento contará, ainda, com a breve apresentação dos dois projetos de transferência de conhecimento e tecnologia subjacentes ao evento.

A iniciativa terminará com uma análise sobre a promoção da competitividade rural, tendo por base as estratégias de valorização apresentadas, estando esta análise a cargo de representantes da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja (EMAS Beja) e da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água (APDA) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo).

Esta atividade insere-se nos projetos CynaraTeC e LactoMTeC financiados pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, duas iniciativas de transferência de conhecimento e tecnologia.