Centro de Arqueologia de Ourique recupera Cota de Malha do século XIV

O Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão (CACMB), em Ourique, está a tratar uma cota de malha em ferro, datada do século XIV e pertencente à coleccção do Museu da Real Coudelaria de Alter.
Centro de Arqueologia de Ourique recupera Cota de Malha do século XIV

Dada a antiguidade e a natureza do material que a compõe, a cota de malha estava em avançado estado de corrosão que comprometia a sua integridade.
A autarquia de Ourique justifica que o tratamento no Centro de Arqueologia deve-se ao facto do mesmo reunir recursos indispensáveis para o efeito, nomeadamente, um laboratório equipado com as condições técnicas necessárias e uma especialista em tratamento de metais arqueológicos, Helena Vaz, bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O tratamento à cota de malha em ferro está a ser realizado com a participação de Ana Carolina Montalvão e Eliana Mello, da Universidade Federal de Minas Gerais, em estágio dirigido pelo Professor Jorge Oliveira e com o apoio do Laboratório HERCULES, da Universidade de Évora.

A Câmara de Ourique considera que a aposta na criação do Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão revela-se “uma decisão acertada, com cada vez mais entidades a procurarem os seus serviços e qualidades técnicas”.

 

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Mértola
10/08/2026
Ainda vai a tempo: Mértola desafia fotógrafos a mostrar ao mundo porque merece ser Património da Humanidade
09/08/2026
Quatro dias de festa prometem parar Nossa Senhora das Neves: tradição, fé e animação vão invadir a freguesia
AMCAL
31/07/2026
AMCAL reuniu com Entidade Reguladora para debater estratégia na gestão de resíduos
09/07/2026
Distrito de Beja: quatro espaços conquistam os novos Soletes do Guia Repsol
30/06/2026
Alentejo continua a perder terreno na Cultura: região está entre as mais carenciadas em equipamentos culturais
Castro Verde
14/06/2026
Orçamento Participativo de Castro Verde recebe propostas
28/05/2026
Serpa desafia preconceitos: mulheres da Idade do Bronze eram enterradas com armas e mais riqueza
Santiago do Cacém
17/05/2026
Câmara de Santiago do Cacém desinfeta 1 900 contentores