A operação de testagem à Covid-19 no concelho de Odemira foi alargada a toda a população e empresas. Os testes são realizados, de forma gratuita, por marcação prévia, no Centro de Testagem instalado no piso 0 do edifício do Mercado Municipal
Até dia 23 de abril, o Centro de testagem funciona entre as 9 horas e as 18 horas, à exceção do fim-de-semana.
Todos os interessados, entre população residente e atividades económicas (comércio, serviços, indústria, entre outros) devem efetuar a sua prévia marcação para realização do teste à Covid-19, através do site app.testescovidcvp.pt ou da Proteção Civil de Odemira, através do contacto 283 320 900.
José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara, explica que esta é mais uma forma de “tentar isolar alguns casos positivos que possam existir na comunidade e tentar quebrar as cadeias de transmissão”.
Odemira faz parte do grupo de concelhos com maior taxa de incidência cumulativa a 14 dias da Covid-19. Por esse motivo, está a decorrer no concelho uma ação de testagem alargada, através de centros fixos e móveis, por forma a abranger o máximo de população possível.
A operação de testagem teve início no dia 5 de abril e numa primeira fase decorreu nas empresas de atividade agrícola, tendo sido realizados cerca de cinco mil testes a cidadãos nacionais e migrantes.
A testagem irá abranger também os serviços municipais essenciais, designadamente os serviços de abastecimento de água e de águas residuais, de recolha e de gestão de resíduos, de transportes e de proteção civil.