Quatro Centros de Investigação no Alentejo e Algarve (ICAAM – Universidade de Évora, CEBAL – Beja, Cibio – Pólo de Évora e MeditBio- Universidade do Algarve), apresentaram uma candidatura à Fundação para a Ciência e Tecnologia para se tornarem um centro único de Investigação em Ambiente e Agricultura no Mediterrâneo.
O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) revela que pela primeira vez a Fundação considerou candidaturas de unidades de investigação na área temática de Estudos do Mediterrâneo: Sistemas Agro-Alimentares, Água e Recursos Energéticos e Património Cultural.
O MED-Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development vai ter cerca de 180 investigadores doutorados e será “a única unidade de investigação na integração entre agricultura, alimentação, desenvolvimento rural e ambiente, no Sul do País”, revela a mesma fonte.
Os centros de investigação estão a preparar, para 27 e 28 de Junho, as primeiras Jornadas MED de forma a “a potenciar o valor acrescentado desta fusão, em termos de produção de conhecimento e de novas áreas de cruzamento interdisciplinar”.