A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal) esteve reunida com os parceiros responsáveis pelo projeto (Des)construir para a Economia Circular.
O encontro serviu para efetuar o ponto de situação da execução das diversas atividades, assim como a respetiva calendarização.
O principal objetivo deste projeto, que nasceu no seio do Fórum da Economia Circular do Alentejo, é promover uma estratégia regional para a reutilização de produtos e componentes de construção, bem como a reciclagem de resíduos de construção e demolição (RCD), reduzindo assim o impacto ambiental da construção e promovendo a sua circularidade.
No âmbito do projeto, a Cimbal pretende elaborar regulamentos municipais de construção; guia de auditorias de pré-demolição e modelo de passaporte de materiais; um modelo matemático para otimizar a localização de instalações de armazenamento de RCD e envolver os agentes da região na criação de uma rede sustentável de processamento, distribuição e comercialização de RCD.
Sendo a CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo a promotora, conta também com o apoio da CCDRA – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, e com a parceria de outras entidades.