A Rede Social do Concelho de Aljustrel realizou, na passada quinta-feira, dia 25, no Centro de Documentação Local, a reunião do Conselho Local de Ação Social de Aljustrel (CLAS).
A autarquia explica que “o objetivo foi, mais uma vez, reunir este fórum que tem na sua génese a articulação e congregação de esforços, e que junta diversas entidades públicas e privadas, em prol da erradicação da pobreza e da exclusão social, e tendo em vista a promoção do desenvolvimento social em todo o concelho”.
Esta foi a primeira reunião do CLAS, que aconteceu após a instalação do novo executivo camarário, e o ato contou com a presença do diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Beja, Sérgio Fernandes.
A reunião teve, também, o propósito de nomear a nova presidência do CLAS, tendo Carlos Teles, presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, delegado esta competência na vereadora com o pelouro da Ação Social, Paula Lampreia.
O Município de Aljustrel, através dos seus serviços de Ação Social, encarregou-se, ainda, de transmitir novas informações aos parceiros, sendo feito um ponto da situação atual, e permitindo também que os integrantes desta rede pudessem fazer uma atualização do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.
Foi apresentado ao CLAS o projeto da Rede Europeia “Volunteering City – URBACT”, do qual o Município de Aljustrel faz parte, convidando os parceiros que tenham interesse em participar a apresentar as suas propostas.
Neste dia assinalou-se ainda o “Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres”, aproveitando a rede para assinalar a efeméride, tendo o Gabinete Vera – Vítimas em Rede de Apoio, uma estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica, da responsabilidade da Esdime, feito um ponto de situação.