CM Beja apoia agentes culturais locais em 30 mil euros

O Município de Beja lançou o Programa Especial de Apoio à Cultura (PEAC) dirigido aos agentes culturais locais, no montante de 30 mil euros.

O apoio é destinado à apresentação e aquisição de propostas/projetos culturais que integrarão a Agenda Cultural do Município entre setembro e dezembro deste ano.
Os pagamentos serão concretizados em duas tranches de 50%. A primeira é paga no mês seguinte ao da apresentação da proposta e a outra após a apresentação pública da mesma. Não serão contempladas propostas regulares dos planos de atividades dos agentes culturais, uma vez que essas já foram alvo de apoios pelo Município de Beja, no âmbito do apoio regular anual.

Para terem acesso ao PEAC, os agentes culturais devem ter  sede ou residirem no concelho há mais de 2 anos e, no caso dos agentes culturais apoiados com subsídio do Município e não terem recebido apoios financeiros iguais ou superiores a 10 mil euros em 2020.


Este é um programa de carácter pontual, que funciona entre junho e dezembro de 2020. A apresentação de candidaturas decorre entre junho e agosto e a exibição das ofertas, entre setembro e dezembro.

A partir de 1 de junho os agentes culturais do concelho podem começar a apresentar as suas candidaturas, através do endereço eletrónico cultura@cm-beja.pt bastando para isso uma memória descritiva da proposta, orçamento descriminado e datas em que a oferta está disponível para ser exibida ao público (entre setembro e dezembro).


Este período de ofertas está aberto entre 1 de junho e 31 de agosto ou até se esgotar a verba do programa. As propostas podem variar entre mil e 3 mil euros em múltiplos de 500 euros sendo que no caso de espetáculos passiveis de bilheteira, os agentes ficam com o valor da bilheteira, com bilhetes ao preço único de 3 euros até duas sessões se a sala estiver disponível.