A Câmara Municipal de Beja renovou com a Cáritas Diocesana de Beja, por mais doze meses, o protocolo de colaboração que atribui a esta entidade, a gestão dos processos relativos ao Rendimento Social de Inserção (RSI) no concelho.
De acordo com a Câmara de Beja, “o protocolo vincula aquela Instituição Particular de Solidariedade Social a desenvolver ações de acompanhamento dos beneficiários do RSI que visem assegurar uma efetiva participação dos mesmos na planificação e concretização da inserção social, profissional e comunitária”.
“Estas ações de acompanhamento incluem a elaboração de um diagnóstico social, do relatório social, a negociação e elaboração dos contratos de inserção, bem como, a execução, acompanhamento e a avaliação do contrato de inserção”, frisa a autarquia.
Ao município de Beja caberá garantir o apoio financeiro e técnico com vista ao desenvolvimento destas medidas.
Nesse sentido, a Câmara de Beja vai transferir, durante os próximos doze meses, uma verba de cerca de 101 mil euros para a Cáritas Diocesana, com vista ao pagamento dos encargos mensais com recursos humanos e de funcionamento do projeto.
Segundo o município, “comparativamente ao protocolo anterior, a verba é reforçada em 5 mil euros”.