Concurso de Azeites – Prémio CA Ovibeja bate Concurso Mario Solinas

De acordo com os promotores da iniciativa, a ACOS – Associação de Agricultores do Sul e Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal, o concurso ultrapassou em amostras e países representados o Concurso Mario Solinas, do Conselho Oleícola Internacional (COI).

Portugal com 62 amostras e Espanha com 56 lideram a lista de concorrentes. Grécia, Itália, Israel, Eslovénia, Chile e Alemanha têm presença marcada naquele que é apontado como o maior concurso do mundo.

Mariana Matos, Secretária-geral da Casa do Azeite, realça que o concurso vem em crescendo desde a 1ª edição, em 2011, ano em que foram recebidas 40 amostras.

Os azeites vão ser apreciados nos dias 7 e 8 de Abril por um Júri composto por 42 jurados representantes de 13 nacionalidades.

Os prémios aos vencedores vão ser entregues na Ovibeja, a 23 de Abril (sábado), pelas 12 horas, na Arena do Azeite – Pavilhão Terra Fértil.

Os azeites premiados vão estar disponíveis na feira, de 21 a 25 de Abril, para provas comentadas por especialistas. As provas são abertas a todos os visitantes.