Treze dos 20 membros do Conselho Nacional Operacional da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) – onde se inclui o representante do distrito de Beja – demitiram-se, alegando “falta de diálogo” da direção em assuntos operacionais, como a vacinação contra a Covid-19, avançou fonte daquele órgão consultivo.
A demissão dos 13 membros do Conselho Nacional operacional da LBP, órgão consultivo da Liga e constituído por um representante de cada federação distrital dos bombeiros, está relacionado com “a falta de diálogo e auscultação” por parte da direção da LBP.
No entanto, o presidente da LBP, Jaime Marta Soares, recusou esta falta de diálogo e sustentou que a Liga não fica mais fragilizada com estas demissões, uma vez que esta estrutura é de aconselhamento e os seus órgãos são eleitos pelas federações.
A demissão dos 13 membros, terá surgido depois de os Conselheiros daquele órgão consultivo terem pedido, sem sucesso, reuniões à direção da Liga dos Bombeiros Portugueses, para tratar de assuntos operacionais, nomeadamente, sobre a vacinação dos bombeiros contra a Covid-19, bem como, sobre equipamento de proteção individual e a próxima época de incêndios florestais.
De acordo com a mesma fonte, os 13 membros do Conselho Nacional Operacional da Liga dos Bombeiros Portugueses que pediram a demissão foram os representantes das federações de Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real, Viseu, Viana do Castelo e Região Autónoma da Madeira.
A última vez que o Conselho Nacional Operacional esteve reunido com a Liga dos Bombeiros Portugueses foi a 13 de novembro.
O presidente da LBP lamentou as demissões, mas garantiu que, apenas, chegou à direção um pedido de reunião para “discutir questões de estratégia operacional dos bombeiros portugueses” e que os conselheiros “nem deram tempo para uma resposta”.
Jaime Marta Soares disse que este órgão consultivo, que “não tem qualquer competência vinculativa e deliberativa”, costuma reunir-se com a direção da Liga na véspera do Conselho Nacional da LBP.
Cerca de 15 mil bombeiros irão começar, esta semana, a ser vacinados contra a Covid-19.
Rádio Pax/Lusa