Tendo em conta a situação que o país está a viver relativamente à infecção pelo novo Coronavírus (Covid-19), Paulo Arsénio, na qualidade de director do Plano de Contingência, determinou a adopção de medidas preventivas por parte do município.
Assim, estão canceladas todas as actividades lúdicas e eventos públicos da responsabilidade do município ou nos quais seja parceiro.
Estão encerrados ao público os espaços culturais e sociais, nomeadamente a Biblioteca Municipal, o Centro Unesco, o Cineteatro Pax Júlia, o Museu do Sembrano, a Casa da Cultura, a Torre de Menagem do Castelo, o Museu Jorge Vieira e o Centro Social do Lidador.
As actividades nos espaços desportivos estão suspensas no Complexo Desportivo Fernando Mamede, nos Pavilhões Desportivos Municipais e nas Piscinas Municipais.
Estão também suspensos os serviços de atendimento presencial, excepto no Balcão Único e na Tesouraria, no período das 9 às 12h30, sendo privilegiado o contacto telefónico ou via e-mail.
O Posto de Turismo vai encerrar e estão suspensas as visitas guiadas, caminhadas e serviços de animação turística.
Suspensos estão também os serviços de transportes complementares às actividades de acção educativa, nomeadamente, visitas de estudo e projectos educativos promovidos pela autarquia, fora do distrito de Beja.
Paulo Arsénio explicou à Rádio Pax que as medidas a adoptar “excedem as recomendações actuais da Direcção Geral de Saúde. Esta é uma atitude sobretudo defensiva”.
“Torna-se fundamental a adopção de medidas de carácter preventivo na fase inicial de uma ameaça epidémica, garantindo desta forma, maior eficácia no combate à mesma”, frisa Paulo Arsénio.