Coronavírus pode cancelar exercício internacional da NATO

A 56ª edição do NATO “Tiger Meet”, a realizar na Base aérea de Beja de 10 a 22 de Maio, pode ser cancelada devido à presença de pilotos de várias nacionalidades assim como de milhares de pessoas a assistir.

O país está em alerta quando à propagação do Coronavírus. As autoridades médicas estão “assustadas” quanto ao número de pessoas envolvidas no exercício.

A notícia foi adiantada por fontes próximas da Direcção Geral de Saúde (DGS) não havendo, ainda, qualquer decisão.

Caso se realize, durante o exercício, são esperados cerca de três mil militares e 100 aeronaves de 20 esquadras. Na iniciativa poderão marcar presença 14 países, dos quais 12 são da NATO e dois convidados: a Suíça e a Áustria.

Recorde-se que de 10 a 22 de Maio, os esquadrões membros têm agendado realizar vários exercícios, conferências e encontros sociais. Destaque para o dia 17 de Maio, o dia de “Base Aberta”. Integrado nas comemorações do aniversário da Força Aérea, nesse dia estão previstas várias actividades paralelas na cidade.

No ano passado, o “Tiger Meet”, decorreu em França, na base Mont-de-Marsn. A esquadra nacional 301-Jaguares, com 31 militares, venceu o Silver Tiger Trophy e o Tiger Spirit Award.