Covid-19: Já foram administradas mais de 6 mil vacinas na região

Até ao final do mês de janeiro já foram administradas mais de 6 mil vacinas, nesta primeira fase de vacinação, aos grupos prioritários.

Durante o mês de fevereiro, serão disponibilizadas as “segundas tomas” a estes grupos e iniciar-se-á a segunda fase de vacinação, abrangendo já bombeiros voluntários e forças de segurança.

Nesta segunda fase da vacinação, os utentes serão contactados pelos serviços de saúde e, em estreita colaboração com as autarquias, serão instalados postos de vacinação em cada concelho.

Os municípios e freguesias deverão colaborar na instalação destas estruturas, sempre que as instalações dos Centros de Saúde concelhios não sejam adequadas. Após a toma da vacina, os utentes devem ficar em observação, no mínimo 30 minutos.

Este foi um dos temas em cima da mesa durante a reunião- com recurso a teleconferência- no passado dia 1 de fevereiro, entre os presidentes de Câmara do Baixo Alentejo e o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, responsável pela coordenação na região Alentejo.

A reunião debruçou-se sobre o ponto de situação da pandemia. Estiveram também presentes representantes da ULSBA, da Saúde Pública, da Segurança Social e da Proteção Civil.

No encontro foi, ainda, efetuada a apresentação do novo Coordenador de Saúde Pública do Baixo Alentejo, Mário Jorge Santos, e do novo Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Beja, Carlos Pica.