Após duas semanas de espera, arrancou, nesta quarta-feira, a vacinação contra a Covid-19, na maioria dos concelhos do Baixo Alentejo, um processo da responsabilidade da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), com a colaboração das autarquias.
Aljustrel foi o primeiro município, onde o processo começou, na última semana. A partir de hoje, todos os municípios da área da intervenção da ULSBA (onde Odemira não pertence), à excepção de Alvito, começaram a vacinar os utentes abrangidos nesta fase, ou seja, pessoas com mais de 80 anos e pessoas entre os 50 e os 79 anos e portadores de doenças graves.
A vacinação, em Beja, decorrerá no Pavilhão Municipal João Serra Magalhães, que está pronto, desde o passado dia 10, para o efeito. A ULSBA estima em 4300, o número de pessoas a serem abrangidas nesta fase de vacinação.
Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja estima que poderão ser vacinadas “350 pessoas por dia”, com base nas informações prestadas pelas autoridades de saúde, segundo as quais “uma equipa de quatro pessoas consegue fazer 50 vacinações por hora”.
“Os postos de vacinação no pavilhão serão quatro em simultâneo. As pessoas entram por um lado e saem por outro, sempre em circuitos separados, com zonas de espera antes e depois da vacina perfeitamente separadas e distanciadas”, explicou acrescentando que a vacinação “deverá decorrer quatro horas por dia. O processo decorrerá ou da parte da manhã ou da parte da tarde”.
Em Moura, a Câmara Municipal de Moura tem dado apoio logístico ao centro de saúde, de forma a serem garantidas todas as condições do Centro de Vacinação, instalado no Pavilhão Gimnodesportivo da cidade.
Em Ourique, o Centro de Vacinação funciona no Centro de Convívio e, em Castro Verde, o processo está instalado no Pavilhão da Escola Básica António Francisco Colaço. A autarquia assegura transporte nas freguesias.
O processo de vacinação arrancou, também, nos concelhos de Almodôvar, Barrancos, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Serpa e Vidigueira.