O Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR) levou a cabo, entre os dias 5 e 11 de maio, um conjunto de operações no distrito de Beja, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e assegurar a proteção ambiental. Durante este período, foram detidas 22 pessoas em flagrante delito, destacando-se sete por condução sob o efeito de álcool, cinco por furto de combustível em máquinas industriais, três por tráfico de estupefacientes e uma por condução sem habilitação legal.
As operações resultaram também na apreensão de diversos artigos, entre os quais 121 doses de haxixe, 11 doses de liamba, oito doses de cocaína, quatro telemóveis, três viaturas, 40 pares de ténis, seis notas de dez euros falsificadas, dois cigarros manufaturados, uma arma branca e uma cana de pesca com carreto.
No âmbito da fiscalização rodoviária, foram detetadas 372 infrações. As principais dizem respeito a excesso de peso (48), anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização (35), uso indevido do cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças (32), irregularidades com tacógrafos (23), problemas com pneumáticos (21), falta de inspeção periódica obrigatória (18), condução sob influência do álcool (12), falta de seguro de responsabilidade civil (10) e uso indevido do telemóvel durante a condução (3).
Durante esta semana, registaram-se ainda 51 acidentes de viação no distrito, dos quais resultaram cinco feridos graves e 24 feridos leves. No âmbito da fiscalização geral, foram sinalizadas 43 infrações, das quais 21 no domínio da proteção da natureza e do ambiente, 16 relacionadas com o consumo de estupefacientes e seis no âmbito de polícia geral. As ações integram-se na missão contínua da GNR de garantir a segurança e tranquilidade pública, reforçando a presença no terreno e o cumprimento da legalidade.