Cronica de Opinião de Ricardo Colaço, vereador do PSD na Câmara de Almodôvar

Depois da National Geographic eleger o Alentejo como destino obrigatório vem agora o jornal britânico The Guardian
Cronica de Opinião de Ricardo Colaço, vereador do PSD na Câmara de Almodôvar

Há uns meses o Alentejo foi eleito, pela revista de viagens da National Geographic, como destino obrigatório a visitar em 2014. A revista elegeu 21 destinos a visitar no Mundo e o Alentejo foi um deles.

Esta semana é o jornal britânico The Guardian a recomendar a nossa região como visita entre 20 destinos turísticos mundiais.

É por isso um orgulho ser Alentejano.

A solidão e a paz da planície dão-lhe a tranquilidade; as diferenças de temperatura e a dureza dos corgos dão-lhe a resistência física, a ruralidade, a coragem e um temperamento combativo.

Não é alentejano quem quer. Ser alentejano não é um dote, é um dom. Não se nasce alentejano, é-se alentejano.

Como a nós, a nossa região seduz os seus visitantes, pelo seu ritmo calmo, sendo o local ideal para relaxar e não olhar para o relógio.

Um céu limpo sem a poluição da iluminação artificial e urbana, que é cada vez mais precioso, sobretudo no mundo ocidental onde estes céus são cada vez mais raros.

Por isso mesmo, a UNESCO decretou, em 2007, o céu e os astros celestes como Património Universal. 

  O Alqueva foi o primeiro destino do mundo a obter esta certificação.

As iguarias gastronómicas, e a qualidade e beleza das praias são também pontos realçados que nos põe em pé de igualdade com destinos turísticos tais como Grécia, Turquia, França, Itália ou Croácia.

Como um dia alguém o disse:  ” Noutros tempos e no resto do mundo um dos castigos que se davam aos prisioneiros era o pão e agua.

Mas no nosso Alentejo, como todos sabemos, é o único sítio do mundo onde não é castigo uma pessoa ficar a pão e água. Água é aquilo por que qualquer alentejano anseia. E o pão… Não há melhor manjar do que o pão alentejano!”

É a nossa forma de ser, as nossas paisagens, a nossa gastronomia a nossa música o nosso cante e o nosso modo de estar na vida, que nos distingue do resto dos portugueses.

Somos privilegiados simplesmente por ser quem somos, porque somos alentejanos.

 

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Odemira
23/10/2025
Trabalhadores de Odemira decidem investimento de 25 mil euros no Orçamento Participativo Interno
15/10/2025
Operação no distrito de Beja resulta em 20 detenções e mais de um milhão e meio de doses de droga apreendidas
IPBeja
08/07/2025
Microcredencial de Big Data com candidaturas abertas no IPBeja
Moura
06/07/2025
Exposição "A Festa da Cor" patente em Moura
24/06/2025
Autarca de Almodôvar discorda das conclusões de auditoria do TdC a empreitada
08/04/2025
Câmara de Beja recolhe contributos para ação climática
28/03/2025
Câmara de Beja promove Ciclo de Conversas
IPBeja
11/02/2025
IPBeja abre portas a mais de 900 visitantes