O município de Cuba atribuiu, esta semana, o “Cartão Social” a 188 munícipes, que integram 108 famílias residentes no concelho, num investimento global que ronda os 50 mil euros.
A autarquia explica que o “Cartão Social” visa “melhorar as condições de vida dos munícipes em situação de carência económica, contribuindo para uma progressiva igualdade de oportunidades e reforço da coesão social, através de um conjunto de benefícios”.
Da lista de vantagens, destacam-se a comparticipação de valor ilimitado na aquisição de medicamentos em qualquer farmácia do país, entrada gratuita em atividades desportivas e eventos culturais e recreativos, desconto de 50% no acesso ao ginásio municipal e piscinas municipais, redução de 50% no pagamento das tarifas do consumo de água para uso doméstico, entre outras.
A mesma fonte esclarece, ainda, que o “Cartão Social” faz parte de uma estratégia de acompanhamento de proximidade aos munícipes que enfrentam maiores situações de vulnerabilidade social, implementada através do Serviço de Ação Social e Saúde do município de Cuba.