“Discriminação com a comunidade cigana em Beja aumentou”, diz AMEC

Há mais “discriminação para com a comunidade cigana no distrito de Beja ao nível do emprego, saúde, educação, formação e habitação”. A afirmação é feita pela Associação dos Mediadores Ciganos de Portugal (AMEC).

Esta foi uma das conclusões saídas do VIII Encontro Distrital de Mediadores Ciganos do Baixo Alentejo, realizado na Salvada, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas Ciganas celebrado a 8 de abril.

No que toca ao emprego e no acesso ao trabalho, a AMEC conclui que “a comunidade cigana deixou de ter acesso aos trabalhos sazonais da azeitona, do tomate, entre outros em favor dos migrantes”.

Na área da saúde, a AMEC diz haver “um grave problema de saúde pública no Bairro das Pedreiras, em Beja, que está a ser esquecido pelos responsáveis políticos locais, regionais e nacionais”.

Relativamente à educação, a associação afirma continuar “a existir uma escolaridade discriminatória interna nos espaços escolares, porque os jovens ciganos saem das escolas sem saber ler nem escrever”.

Em matéria de formação, a AMEC garante que “não são respeitados os horários formativos” e revela existirem “jovens ciganos com quatro cursos de formação «equivalentes quanto baste» ao 12ºano com gravíssimos problemas na escrita e na leitura”.

Outra das conclusões prende-se com a habitação. A AMEC assegura que “a maior parte da comunidade cigana do Distrito de Beja vive em barracas sem acesso a água, esgotos e luz”.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Foto: União de Sindicatos de Beja - CGTP-IN
30/04/2025
Sindicatos assinalam 1º de Maio
30/04/2025
Exposição reúne em Beja mais de 500 obras de Jorge Castanho
Ourique
30/04/2025
Ourique acolhe Concurso Interescolas Id.EA
Ovibeja
30/04/2025
41ª Ovibeja “cheia” e com novos expositores e patrocinadores
Ovibeja
30/04/2025
Ovibeja com entradas gratuitas até 20:00 horas
Aljustrel
29/04/2025
Misericórdia de Aljustrel vai construir unidade de cuidados continuados de 3,4M€
29/04/2025
Câmara de Cuba com inscrições para passeio sénior aos Açores
29/04/2025
Beja: Sanitários do Pavilhão Institucional do Parque de Feiras renovados