Distrito de Beja celebra hoje 25 de Abril nas redes sociais

Numa altura em que é pedido afastamento social devido à pandemia Covid-19, as Câmaras do distrito de Beja, decidiram celebrar o dia da Liberdade, que se comemora a 25 de Abril, nas redes sociais.

Beja assinalou, ontem, o 25 de Abril através do Facebook da Câmara Municipal.

A partir das 23 horas os munícipes puderam acompanhar as intervenções dos presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara.

Seguiram-se as atuações de professores, “Cante em Casa”, de Fernando Pardal e João Nunes, de Jorge Roque dos “Monda” e da Banda da Capricho Bejense.

A poesia não faltou com Gisela Cañamero e Sandra Maya

O Município de Serpa celebra, também, o 25 de Abril através do site e Facebook do município.

Este sábado, a partir das 10 horas, carros de som circulam em todas as freguesias do concelho com canções de Abril.

Pelas 12 horas, os mais pequenos têm um momento particularmente dedicado a eles, com uma sessão de “Contarelos”, dedicada ao 25 de Abril.

As celebrações encerram às 15 horas com um momento em que “todos são convidados a cantar nas janelas e varandas” a “Grândola, Vila Morena”, seguida do Hino Nacional, explica o Município de Serpa.

Em Moura, pelas 9 horas, decorre a cerimónia de Içar da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, “um momento que pretende homenagear todos aqueles que, neste tempo de pandemia, estão na linha da frente no combate à COVID-19”, refere a Câmara de Moura.

As bandeiras Nacional e do Município são içadas por representantes dos profissionais de saúde e dos principais agentes de Proteção Civil.

“A Câmara Municipal de Moura convida toda a população a assistir às comemorações do 46.º aniversário do 25 de Abril, através das plataformas on-line do Município.”

Já em Mértola, a Junta de Freguesia celebra o 25 de Abril com um concerto online com Bruno Batista. O artista vai atuar ao vivo no Facebook da Junta de Freguesia de Mértola pelas 17 horas.

Por sua vez, Odemira publica hoje, na página oficial do Município os discursos dos Presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal e de cada força política representada na Assembleia Municipal.

Em Vidigueira, a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia do concelho promovem a iniciativa “Vamos Celebrar Abril”. Este sábado, pelas 15 horas, é lançado o desafio à população de colocar um cravo à janela e cantar “Grândola Vila Morena” e o Hino Nacional.

 No que diz respeito a Aljustrel, para hoje está prevista, para as 10 horas, a inauguração da Exposição Coletiva online “Abre a Janela à Liberdade”.

Os interessados podem assistir à iniciativa através do Facebook do Município de Aljustrel.

Pelas 14 horas é a vez da inauguração, na mesma plataforma, dos trabalhos enviados por crianças e jovens no âmbito do desafio “A Liberdade Contada Por Ti”, da responsabilidade do museu municipal.

Também Castro Verde celebra o dia da Liberdade.

Este sábado tem lugar, pelas 10 horas, a cerimónia de hastear a Bandeira nos Paços do Município com os Bombeiros Voluntários de Castro Verde, que terá transmissão em direto nas redes sociais do município.

Ao longo do dia há várias iniciativas. Ao final da tarde, pelas 19 horas, Napoleão Mira interpreta “As Portas que Abril Abriu” de Ary dos Santos.

O dia termina com a exibição do episódio 1 da série documental “Portugal, um Retrato Social” da autoria de António Barreto.

O Município de Ferreira do Alentejo vai lançar várias atividades, ao longo do dia de hoje, no site e Facebook do município.