Distrito de Beja com risco elevado de incêndio rural

Beja é dos distritos, que até às 23h59 se encontra em situação de alerta, devido às previsões meteorológicas, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural.

Esta medida surge na sequência da ativação do Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho e decorre da “necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio máximo e muito elevado previsto pelo IPMA- Instituto Português do Mar e da Atmosfera na maioria dos concelhos do continente (…)”.

Até às 23h59 é proibido aceder, circular e permanecer no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem; realizar queimadas e queimas de sobrantes de exploração e utilizar fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos.

É igualmente proibida a realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais; a realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.

A Declaração de situação de alerta abrange também os distritos de Bragança, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Faro e Viseu.