A Escola Profissional de Odemira e a Alsud- Escola Profissional de Mértola, são os dois estabelecimentos de ensino profissional que obtiveram o segundo e terceiro lugar respectivamente no Ranking Nacional das escolas do Jornal Expresso.
Com um total de 68 alunos, a Escola Profissional de Odemira encara esta distinção como “um reconhecimento do esforço dos alunos, professores e funcionários”, disse à Rádio Pax Pedro Pinto Leite, membro do gabinete de comunicação daquele estabelecimento de ensino.
O mesmo responsável espera que este reconhecimento sirva para “quebrar o estigma que existe, de que as escolas profissionais são o último recurso dos alunos que não conseguem ter sucesso nos outros estabelecimentos de ensino”.
Os alunos podem escolher entre cinco curso: Técnico Comercial, Técnico de Manutenção Industrial- Electromecânica, Técnico Instalador de Sistemas Solares Fotovoltaicos, Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico de Mesa/Bar.
Em Mértola, a Escola Profissional Alsud tem 30 alunos e uma oferta formativa de dois cursos: Técnico de Gestão Cinegética e Animador Sócio-cultural.
O estabelecimento de ensino profissional considera que o sucesso dos alunos deve-se, entre outros factores ao “acompanhamento” que é feito durante os três anos de curso, refere Teresa Santos, directora pedagógica da Escola Alsud.
O ranking avaliou um total de 692 escolas em Portugal.