EDIA disponibiliza ortofotomapas para a área de Alqueva

A EDIA- Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva está a disponibilizar ortofotomapas de 2017 de toda a área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

Esta decisão surge na sequência de uma nova cobertura aérea efectuada em Outubro do ano passado. Segundo a empresa, “trata-se de um conjunto de 382 novos documentos, produzidos internamente pelo Centro de Cartografia da EDIA, que vêm actualizar a aplicação de Dados Geográficos de Alqueva”.

A aplicação de Dados Geográficos de Alqueva, que disponibiliza de forma gratuita ortofotomapas e altimetria, é “uma ferramenta importante na gestão de explorações agrícolas, em avaliações prediais e no planeamento do território, entre outras aplicações”, acrescenta a mesma entidade.

A EDIA explica ainda que “estes novos ortofotomapas envolvem as bandas RGB (composição vermelho, verde a azul), vulgarmente conhecido como fotografia aérea e NIR (Infravermelho próximo) com uma resolução de 35 cm no terreno”.

Os dados podem ser redistribuídos e usados desde que cumpram determinados requisitos, entre eles a informação sobre a sua origem e propriedade e sobre eventuais alterações que tenham sido efectuadas.