EDIA lança novo concurso de 18 milhões de euros

A empresa frisa que completa “a série de concursos que levarão à conclusão, em 2015, de toda a rede de rega do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, num total de cerca de 120 mil hectares”.

O Bloco de Rega Roxo/Sado, com uma área equipada de mais de 4 000 hectares, é ainda constituído por um sistema elevatório, redes viária e de drenagem, um reservatório e um sistema de automação e telegestão. O valor base desta empreitada é de cerca de 18 milhões de Euros.

Segundo a EDIA, Alqueva dispõe neste momento de cerca de 68 mil hectares instalados, encontrando-se em obra mais 20 mil hectares. Os restantes estão em processo de concurso, onde se incluem os blocos de rega Caliços/Machados, Caliços/Moura, Pias e Amoreira/Caliços, que completarão o subsistema de rega do Ardila; o bloco de rega de S. Matias, que completa o subsistema de rega de Pedrógão, e os blocos de rega de Vale de Gaio, Beringel/Beja e agora também o Roxo/Sado, fechando assim o ciclo do subsistema de rega de Alqueva e, por conseguinte, todo o sistema global de rega do Empreendimento.

Entretanto prosseguem as empreitadas de construção dos blocos de rega de Cinco Reis/Trindade e São Pedro/Baleizão/Quintos, num total de cerca de 20 mil hectares.