Realiza-se, hoje, pelas 21:00 horas, no auditório da EDIA, em Beja, a conferência “Serão os romanos os criadores do latifúndio alentejano? Observações sobre paisagens rurais e dinâmicas históricas”, pelo professor e diretor do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, Carlos Fabião.
A conferência tem entradas livres e resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.
De acordo com o comunicado da EDIA, “este novo ciclo pretende, convocando a história, antropologia, sociologia, economia e diversas outras áreas do saber, ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes”.
“Nesta conferência pretende-se falar sobre algumas das alterações trazidas pelos romanos a este território, incidindo sobre a transformação dos campos, da sua propriedade e modos de exploração”, refere a mesma fonte.
A iniciativa integra-se no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, promovido pela EDIA com o objetivo de realizar conferências sobre a formação e a transformação da paisagem alentejana ao longo dos milénios.