EMAS inaugura hoje o Centro de Ciência da Água

A EMAS de Beja abre as portas da unidade móvel “CCA – Centro de Ciência da Água”, nesta sexta-feira, dia em que se comemora o Dia Nacional da Água.

O CCA é um projeto que a EMAS tinha em carteira, já há algum tempo, cuja implementação no terreno foi adiada devido à pandemia.

Reunidas, agora, as condições, a unidade móvel, abre, hoje, portas à comunidade e está estacionada no Parque da Cidade de Beja, entre as 10:00 e as 13:00 horas.

Durante este período são desenvolvidas atividades de educação e sensibilização ambiental direcionadas às crianças do 1º ciclo do concelho, tendo como mote: “O valor da água”.

O CCA tem uma dupla função, explica Rui Marreiros, administrador executivo da EMAS. Por um lado, por se tratar de uma unidade móvel, permite que as atividades de sensibilização ambiental, sejam “levadas” para junto da comunidade e das escolas.

Por outro lado, “é uma montra” da demonstração prática de muitos equipamentos utilizados pela empresa no dia-a-dia que permite aos mais novos um contacto mais interativo com aquela que é atividade da EMAS.

A iniciativa conta com o apoio e participação da Câmara Municipal de Beja e do CEBAL.

As inscrições nas atividades são gratuitas, mas obrigatórias, através de email para gcisa@emas-beja.pt ou por telefone: 284 313 457.

Um projeto que arranca, agora, com um investimento na ordem dos 100 mil euros, totalmente, financiado pelo Fundo Ambiental, desenvolvido com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente.