A Escola Superior Agrária de Coimbra acolheu, no passado dia 26 de fevereiro, o evento de encerramento do projeto “INCOMUN – INovação e COnhecimento no MUNdo Rural” que reuniu nove Grupos de Ação Local (GAL), entre eles, a Esdime – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste.
“Identificar soluções para reforçar a inovação e o desenvolvimento dos territórios rurais” foi o objetivo da iniciativa, explica a Esdime, em comunicado.
A mesma fonte adianta que “este evento assinalou o encerramento deste projeto de cooperação que resultou no desenvolvimento de uma análise exaustiva dos territórios, testando formas de transferência de conhecimento para os territórios rurais, atendendo, naturalmente, às suas especificidades”.
De acordo com a Esdime, “a intervenção proposta assentou em quatro grandes eixos (Conhecer, Capacitar, Incorporar e Disseminar), que visaram criar condições para a mobilização dos atores relevantes da comunidade científica e, através da mediação dos GAL, a revitalização de comunidades a partir da produção e transferência de inovação e conhecimento”.
“Uma das formas encontradas para esta partilha”, esclarece a associação, “foi o ciclo de webinares que juntou duas dezenas de oradores e especialistas, e que tiveram mais de 3000 pessoas a assistir, focando temáticas tão diversas” como a Pobreza energética em áreas rurais, Incubação de empresas em meio rural ou Economia Circular e combate ao desperdício.
O encontro terminou com um momento de networking, acompanhado por sabores tradicionais das regiões representadas.