Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja com 13 exposições

Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja com 13 exposições

Um total de 13 exposições, quatro delas coletivas, faz parte da programação da edição deste ano do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, que vai decorrer de 03 a 19 de setembro, divulgou a organização.

O evento, promovido pela Câmara de Beja, regressa à Casa da Cultura da cidade, após ter sido cancelado no ano passado, devido à pandemia da Covid-19.

Nesta 16ª edição, o festival vai incluir exposições, o Mercado do Livro e lançamento de obras, apresentação de projetos, conferências, oficinas e os “famosos concertos desenhados”, entre outros “ingredientes”.

Apesar de, ainda, não ter divulgado a programação completa, a organização indicou, na quinta-feira, que 13 exposições vão estar patentes durante o certame, das quais nove são individuais e quatro coletivas.

As mostras individuais vão ser “assinadas” por António Jorge Gonçalves, Bárbara Lopes, Luís Louro e Jorge Magalhães, de Portugal, assim como pelos estrangeiros Bartolomé Segui (Espanha), Carlo Ambrosini e Lele Vianello (Itália), e Nicolas Barral e Vicent Vanoli (França).

“Ditirambos” é a designação de uma das exposições coletivas, com nove autores portugueses representados: André Caetano, Carlos Drave, Diogo Carvalho, Francisco Ferreira, Joana Afonso, Nuno Filipe Cancelinha, Raquel Costa, Ricardo Baptista e Sofia Neto.

Do Egito, vai chegar a mostra “Shennawy, Tok Tok & Companhia”, com obras de 14 artistas, indicou a organização.

Novamente com “assinatura” nacional, o público vai poder apreciar “Toupeira – Há Movimento Debaixo da Terra”, com trabalhos de 29 artistas portugueses, de entre os quais Ana Campaniço, Inês Freitas, João Guerreiro, João Lam, Lacortei, Paulo Monteiro, Pedro Ganchinho, Pyramid Pug, Susa Monteiro, Vete e Zé Pedro.

A outra exposição coletiva designa-se “Umbra” e vai dar a conhecer ao público, ao longo do festival, trabalhos de 16 artistas, oriundos de Portugal, do Brasil e do Canadá.

No primeiro fim de semana do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, entre 03 e 05 de setembro, vão passar pela cidade “todos os autores das exposições”, assinalaram os promotores.

A organização revelou ainda que um total de 70 editores vai marcar presença no Mercado do Livro, assim como “algumas lojas, e muitas serigrafas e originais”.

O festival, que arrancou em 2005, procura mostrar, anualmente, diferentes abordagens da Banda Desenhada e dar a conhecer autores desta área artística, uns mais independentes, outros mais conhecidos.

Rádio Pax/ Lusa

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Opiniâo
23/07/2025
De catita só tem o nome
23/07/2025
Beja recebe Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua 2025
23/07/2025
CCDR Alentejo conclui revisão da estratégia de especialização inteligente
23/07/2025
Candidaturas abertas para a 15.ª Feira Histórica de Serpa
Odemira
23/07/2025
Odemira tem regulamento de ação social escolar em apreciação pública
23/07/2025
Baile com Rui Chora esta noite em Beja
23/07/2025
Governo Civil de Beja racha por todo o lado e ESTAMO lava as mãos (com fotogaleria)
Ovibeja
22/07/2025
Ovibeja 2026 já tem data marcada