O trabalho de preparação da iniciativa começa vários meses antes e envolve funcionários da autarquia, comerciantes locais, forças de segurança, bombeiros e associações de todo o concelho
O Festival conta este ano com 120 vendedores vindos da Tunísia, Marrocos, Argel ou Egipto. Manuel Marques, Chefe da Divisão de Cultura, Desporto e Turismo da Câmara Municipal de Mértola realça a multiculturalidade que se encontra em Mértola por estes dias aliando as culturas islâmica e alentejana.
Nos bastidores há ainda o trabalho que passa pela promoção da iniciativa. Diariamente o Gabinete de Comunicação Imagem e Multimédia da autarquia de Mértola lança um boletim onde dá conta dos vários eventos e mostra aos visitantes as imagens do certame.
O Festival que fecha hoje as portas tornou-se ao longo dos últimos anos uma referência a nível nacional e internacional.
O espetáculo de encerramento do Festival Islâmico junta no mesmo palco grupos corais alentejanos, música tradicional e sons que chegam do Marrocos.