GNR fiscaliza veículos de mercadorias perigosas

A GNR tem no terreno até ao próximo dia 19, a operação “Mercadorias Perigosas”.

A operação de fiscalização é direcionada para os transportes rodoviários de mercadorias perigosas, e as ações decorrem onde se verifica um maior volume de tráfego deste tipo de veículos.

De acordo com a GNR, “estas operações pretendem não só proporcionar uma melhor segurança rodoviária, mas também aumentar a eficácia e a qualidade dos serviços prestados pela GNR aos utentes das vias”.

Assim, durante a operação, o Comando Territorial está a incidir na fiscalização sobre as infrações no âmbito do transporte de mercadorias perigosas, das quais se destacam a inexistência de documento de transporte, o incumprimento das instruções escritas (fichas de segurança) e a circulação de veículo sem possuir certificado de aprovação do mesmo.

Além disso, os agentes da autoridade estão atentos à circulação de veículo sem que o condutor possua o certificado de formação de condutor, ao acesso à atividade transportadora e ao incumprimento das regras relativas à instalação e uso do tacógrafo.

A GNR irá, ainda, fiscalizar a inspeção periódica obrigatória do veículo, a condução sob efeito do álcool ou de estupefacientes e, também, a não utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção.