GNR tem no terreno Campanha “desMarca a Diferença”

A Guarda Nacional Republicana tem a decorrer, em todo o território nacional, desde o passado dia 3, – data em que se assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – uma campanha de sensibilização denominada por “desMarca a Diferença“.

A ação, direcionada para a divulgação dos direitos e promoção da inclusão das Pessoas com Deficiência, decorre até dia 9 de dezembro.

No sentido de estar mais próxima das pessoas, a GNR pretende prestar uma resposta mais personalizada e adaptada aos problemas concretos da população, sobretudo da mais vulnerável.

Para o efeito, em 2014, foi implementado o “Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência” que visa a promoção dos direitos e garantias de condições de vida dignas das pessoas com deficiência, procurando envolver de forma proactiva a comunidade para atender, compreender e respeitar as necessidades e diferenças de cada um, permitindo a igualdade de oportunidades e prevenindo situações de negligência, violência e maus-tratos.

A GNR tem ainda estabelecido diversas parcerias e protocolos com associações e escolas um pouco por todo o país, disponibilizando o seu efetivo animal para sessões de hipoterapia (cavalos) e cinoterapia (cães), dando o seu contributo para esta área tão sensível, mas extremamente gratificante.