A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar até ao dia 16 de novembro, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2025”.
Aquela força de segurança pretende “garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população especialmente vulnerável, sozinha e/ou isolada, com o objetivo de sensibilizá-la para comportamentos de autoproteção e reforçar o sentimento de segurança”.
No ano passado a Guarda sinalizou 42 873 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança, tendo sido as situações de maior vulnerabilidade reportadas às entidades competentes.
No distrito de Beja foram sinalizados 2 998 idosos.
A GNR assegura que “a operação será prolongada e reforçada, fortalecendo o empenho da Guarda em proteger e apoiar esta franja da população, uma vez que se mantém a necessidade de alertar para diversos riscos associados à vulnerabilidade dos mesmos”.
Aquela força de segurança, entre 1 de janeiro a 15 de setembro deste ano, contabilizou 1 942 ocorrências de burlas a idosos, 4 964 crimes de furtos e 327 crimes de roubo a idosos.
No que se refere à sua atuação, no mesmo período, a Guarda procedeu à detenção de três pessoas pela prática destes crimes de burlas, 57 pelos crimes de furto e 32 por crimes de roubos.